MARCOS 4.35-41

 

INTRODUÇÃO

O que vem em sua mente quando falo a respeito de tempestade? Talvez você imagine uma chuva com vento muito forte derrubando árvores, um furacão destelhando casas, uma chuva com raios e trovões. Mas se eu falo de tempestades da vida, o que você imagina? Talvez uma crise financeira muito grande, um problema no casamento onde a solução parece ser o divórcio, um conflito interior ou espiritual em que você está vivendo, sonhos frustrados. As tempestades da vida estão bem presentes em nossas vidas e podemos dizer três verdades acerca delas:

 

1. VÊM NA DIREÇÃO DE TODAS AS PESSOAS (v.36)

As tempestades da vida vêm na direção de todas as pessoas. O texto mostra que outros barcos acompanhavam o barco de Jesus. Se aqueles barcos acompanharam o barco de Jesus, então também sofreram com a tempestade. Tem muitos crentes que acham que só eles estão sendo surpreendidos por tempestades, por isso ficam pensando que Deus é injusto, acham que Deus está castigando, acabam desenvolvendo um sentimento de inferioridade pensando que os outros são melhores do que eles. Mas na realidade, as tempestades acontecem na vida do mais espiritual ao menos espiritual. As tempestades da vida têm surpreendido você? Como tem reagido? Tempestades da vida vêm na direção de todas as pessoas.

Qual a tempestade que você está enfrentando no momento? Compartilhe para a célula orar.

 

2. PODEM SER ACALMADAS POR CRISTO (v.38-39)

As tempestades não duram uma eternidade. Elas são passageiras porque Cristo pode acalmá-las. Os discípulos estavam desesperados, mas com uma repreensão de Jesus, a tempestade se acalmou. Por que muitas tempestades na vida das pessoas não são acalmadas? Porque Jesus não está presente em nosso barco. Tem muitas pessoas navegando no barco da vida, sem Jesus na tripulação. Muitos que não conhecem a Cristo estão sofrendo com algumas tempestades que somente Ele pode acalmá-las. É a falta de paz no coração, falta de alegria para continuar vivendo, falta da verdadeira vida, a vida eterna. Existem lugares que navegamos e que Cristo não faz questão de estar presente. São lugares onde não deveríamos navegar, pois são não apropriados e fora da vontade de Deus, lugares onde destruirão completamente nosso barco ou fará danos profundos. Existem tempestades que podemos evitar. Seja sábio e olhe onde você está andando. Tenha sempre Jesus em sua tripulação.

Qual a maior tempestade que Jesus acalmou em sua vida?

 

3. CONTINUAM PRESENTES QUANDO A FÉ ESTÁ AUSENTE (v.40)

Quando a fé está ausente, as tempestades continuam presentes em nossas vidas. Se os discípulos não tivessem medo e tivessem fé, eles poderiam ter acalmado a tempestade. O medo dos discípulos indica que eles ainda não tinham aprendido acerca do poder da fé. O medo é uma barreira contra a fé. O medo fez com que os discípulos tornassem inseguros e aflitos. Existem pessoas que aceitaram a Cristo, mas ainda vivem no medo. Com medo de perder o emprego, de não ser aceito pelas pessoas, de não se casarem, de fracassarem. Mas quando nos lançamos no amor de Deus por nós conseguimos lançar fora este medo. No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo (1 João 4.18). O medo paralisa a nossa fé. Se você não viver no medo e viver na fé, poderá fazer como Jesus: repreender as tempestades em sua vida.

Existe alguma área em sua vida em que você tem medo acima do normal?

 

CONCLUSÃO

Tempestades da vida não são maiores que o Senhor. O texto mostra que Jesus tinha poder até sobre a natureza. Mesmo que os discípulos naquele momento não tiveram fé e demonstraram incredulidade, Jesus não os deixou em perigo, porque Ele é misericordioso, é fiel em muitas vezes quando somos infiéis. Observe que há três fases no texto:

1ª Fase (Crise) – O mar violento, o Salvador dormindo;

2ª Fase (Clamor) – Acordaram Jesus;

3ª Fase (Calmaria) – Jesus dá ordem e acalma a tempestade.

Estas fases também aparecem nas tempestades de sua vida:

O momento de crise – Quando você se deparar com vários problemas;

O momento de você clamar – Buscar em oração a vitória em Cristo;

O momento de calmaria – Deus respondendo a sua oração fazendo cessar as tempestades.

As tempestades da vida surpreendem todas as pessoas, mas Cristo pode acalmá-las – Sejam tempestades externas ou internas. O que fará diferença é você saber enfrenta-las. Não fique desesperado, mas transforme o desespero em fé para buscar a bonança em Deus. Tenha sempre a certeza de que com Cristo você está seguro.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s